A Marta Rocha é nossa torta mais conhecida e a preferida de muitos. Sua receita original foi criada em Curitiba por um confeiteiro espanhol em homenagem à Miss Marta Rocha, que havia acabado de perder o concurso de Miss Universo. Hoje há diversas versões da torta por todo o Brasil, mas ela ainda é mais conhecida no sul do País.
Aqui pros lados de Uberândia, Dona Edina, fundadora da Confeitaria Doces Bárbaros, foi a primeira pessoa a fazer a torta Marta Rocha na cidade, nesta época ainda em sua própria casa. Com o sucesso observado logo foi copiada e hoje dificilmente é possível ir a uma confeitaria ou padaria da cidade e não encontrar a torta.
E qual a razão do sucesso da Marta Rocha (a torta)?
Uma possível resposta é que sua combinação de cores, texturas e sabores realmente leva a uma experiência difícil de ser alcançada. A dureza do crocante contrasta com o macio do pão de ló, o cremoso dos chantilly e o etéreo (não encontrei definição melhor) do suspiro. Há ainda uma combinação do doce, com o amargo e o azedo que faz dessa torta algo tão peculiar. Outra possível resposta: ela é boa mesmo!
No fim, Marta Rocha (a Miss) perdeu o Miss Universo por 2 polegadas, mas ganhou uma homenagem à altura que adoça os paladares de muita gente até hoje.
P.S. Há relatos de que Marta Rocha nunca tenha experimentado a torta feita em sua homenagem, apesar de lhe ter sido oferecida uma fatia. Alegou não gostar muito de doces. Azar o dela!
P.S. Há relatos de que Marta Rocha nunca tenha experimentado a torta feita em sua homenagem, apesar de lhe ter sido oferecida uma fatia. Alegou não gostar muito de doces. Azar o dela!
Essa torta é maravilhosa .....
ResponderExcluirPoderiam colocar a receita no site pras
pessoas que adoram a torta.
E UMA DAS MAIS DELICIOSAS DE TORTA EU AMO,APESA DE NAO PODE COME,POIS TENHO TENDENCIA A ENGORDA.
ResponderExcluir