segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Mais do que culinarista, uma artesã do sabor

Reportagem publicada no Correio de Uberlandia no domingo dia 20/02/2011


A fundadora da empresa Doces Bárbaros junto à família: à direita, Tiago e à esquerda, o marido, José e o filho Helder
Ela veio de uma família de doceiras de Ituiutaba. E, no âmbito familiar, consolidou a sua empresa. Começou com um “puxadinho” na sua própria casa, sendo ajudada pelos filhos, ainda crianças, mas já com aptidão para pequenas tarefas de apoio e compreenderem que ali se localizava o futuro da família. Os filhos cresceram e a empresa também. A família adquiriu novos agregados – as noras – e os negócios também se expandiram. A empresa se formalizou em uma unidade própria, na casa inicialmente alugada e poucos meses depois comprada, abriu uma filial no Centro da cidade e está prestes a abrir lojas no novo shopping de Uberlândia e na vizinha Uberaba. Em linhas gerais, essa é a história de 23 anos da empresa Doces Bárbaros, nas entrelinhas temperada com dedicação, persistência e empreendedorismo.
Edna Francisca da Costa Oliveira desde sempre foi uma colecionadora de receitas. Adorava testá-las, modificá-las e compartilhá-las com familiares e amigos. Os amigos, movidos pelo prazer gastronômico da degustação, começaram a encomendar tortas para festividades. A quantidade foi aumentando e logo Edna percebeu que esse seria o seu ofício. Em 1987, alugou da sogra uma casa no bairro Saraiva e ali, sem mobiliário para a recepção, mas com todo o aparato necessário na cozinha, começou a sua empresa.
O comando da empresa, que conta com cerca de 40 funcionários, é sustentado na estrutura familiar. O marido, José Agapito, coordena a operação e as compras. O filho, Helder Oliveira, que também herdou o talento culinário da mãe, responde pela produção, expansão e planejamento da empresa. O outro filho, Thiago Oliveira, cuida das finanças e administra a filial. As noras, Marina e Angélica, são responsáveis, respectivamente, pelo marketing e recursos humanos. Apenas a filha Marília não compõe a empresa familiar. Ela é bióloga e reside em São Paulo.
No núcleo familiar, também acontece o processo que testa o que vai para o mercado. As invenções e adaptações culinárias de Edna passam pela aprovação de todos os integrantes da família. Se o produto não for aprovado por unanimidade, é retirado da vitrine. “Nunca saiu daqui um produto que a gente não achasse o máximo”, disse Edna.

Muitas histórias para contar

Hoje, Edna Francisca Oliveira já nem se lembra mais da quantidade de escorregões que levou, de quantos banhos de creme de leite tomou e das jornadas de trabalho de quase 20 horas ininterruptas para atender à demanda. Quando olha para trás, se diz orgulhosa de nunca ter decepcionado os clientes. Segundo ela, não há, em mais de duas décadas de trabalho, uma torta sequer que não tenha sido entregue ou chegasse com atraso.

Edna Francisco, a vida dedicada à arte gastronômica
Edna, José Agapito e os filhos, Helder e Thiago, colecionaram histórias engraçadas na trajetória da empresa. Uma delas foi quando fizeram um grande bolo, de 20 quilos, para a celebração do aniversário de um pastor em uma igreja da cidade. Naquela época, segundo Agapito, não havia o serviço de entrega. Os clientes foram buscar a torta, mas no transporte ela deslizou, quase desmontando. Quando chegaram à igreja, ligaram para a Doces Bárbaros. A equipe correu pra lá e, mais do que depressa, remontou o bolo de aniversário.
Segundo Helder, esse espírito de comprometimento com o cliente ajudou a consolidar a credibilidade da empresa, lembrando que a fidelidade de alguns clientes já está na terceira geração. Thiago acrescenta que outro fator importante é a utilização de produtos frescos e naturais, declinando de quase tudo que seja industrializado.
Edna lembra que a valorização do material humano também foi importante na história da empresa, mencionando colaboradoras que estão lá há mais de 15 anos e destacando uma que fez o curso de técnica em Nutrição e hoje é quem gerencia a produção na cozinha.
Edna Francisca foi uma das contempladas, no ano passado, na primeira edição do prêmio “Mulheres que fazem história”, concedido pelo Conselho da Mulher Empresária (CME) da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub).

Dicas de empreendedorismo

Edna: Valorize seus ajudantes
Helder: Tenha identidade, não fuja da característica que o fez crescer
Thiago: Tenha zelo pelo seu produto. Seja o primeiro a avaliá-lo
José: Seja amigo dos seus clientes
Thiago: Mantenha a qualidade que fez o cliente gostar do seu produto

Curiosidades

Empresa produz, em média, 35 tortas por dia
No período de 23 anos, foram feitas cerca de 20 mil tortas
Pela loja matriz, passam cerca de 300 pessoas por dia
Empresa tem 21.814 clientes cadastrados em cinco anos
Consumo de açúcar é de uma tonelada por mês
São gastos 800 quilos de farinha mensalmente
22 mil ovos são usados mensalmente
Produção consome uma tonelada de leite condensado ao mês


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